22 novembro 2013

O valor de uma Amizade

No inicio eu não tinha a minima ideia de como começar a escrever, na verdade, eu não sabia nem o que eu deveria escrever. Mas foi nesse ultimo minuto, sentada aqui de frente para o computador, depois de uma prova abençoada de Marketing, olhando minha lista de convidados que eu decidi que deveria escrever sobre um dos dons mais preciosos que Deus nos permitiu experimentar. O amor. Porém, não é sobre o amor em relação a um casal, ou a família. O tipo de amor que eu quero escrever é sobre o amor entre duas ou mais pessoas que não possuem laços de sangue, são de pessoas que caminham lado a lado sem nem terem nascido na mesma família. É um tipo de amor que não existe troca, nem muito menos venda, de carinho, de atenção, de zelo e cuidado.

Decidi escrever sobre amigos. Mas não pense que vou falar sobre qualquer tipo de amigo. Vou falar daqueles que são chamados de irmãos. Daqueles que sofrem com a gente, que trava as mesmas lutas que nós travamos, que anseia pelas nossas vitórias. Amigos que não são muitos, que não são ricos, amigos que chamam as nossas mães de tias, que entram em nossa casa e vão direto para a geladeira e ainda perguntam: não tem nada de bom aqui pra comer, não? Amigos que superam as próprias dificuldades e nos ajuda com as nossas. Amigos que vão com você para o hospital e passam o dia todo ao seu lado dizendo o quanto você é fresca (o). Amigos que reclamam quando você está errado, mas que odeia ver alguém falar isso pra você. Amigos que te defende até de você mesmo.

Atualmente o termo amigo perdeu muito o seu valor, as pessoas desvirtualizaram (acabei de criar :) essa palavra que possui um significado tão forte e tão belo. "Feliz é aquele que possui um amigo pra chamar de seu". A nossa sociedade transformou o amigo em colega e o colega em amigo. O que eu quero dizer com isso? Que arranjamos desculpas para explicar quando o nosso amigo está distante de nós, sempre dizemos que é o tempo, a distância, ou até mesmo culpamos o nosso amigo pelo afastamento. E então colocamos pessoas mais próximas de nós como nossos amigos, e esquecemos que se não tomarmos uma atitude em trazer o nosso amigo para perto novamente, acabaremos colocando "pessoas erradas" nessa posição.
Vale ressaltar que colega NÃO é amigo. Colega é algo momentâneo, sempre existirá uma troca de favores. Quase nunca criamos laços com colegas. Colegas podem virar amigos, mas amigos nunca poderão virar colegas. Se isso está acontecendo na sua vida, pare agora mesmo o que você está fazendo de errado, e claro que você está errado, por que em uma relação a dois ninguém é errado sozinho, sendo assim, você deve ter errado para seu amigo estar distante de você.


Sabe por que estou dizendo isso tudo?
Por que sempre vamos precisar de um amigo e seria tão bom se pudêssemos preservar os antigos antes de conquistar novos.
Certa vez, em uma das minhas aulas de marketing o meu professor perguntou: - "quem aqui tem os mesmos amigos da infância?" Eu levantei a minha mão juntamente com alguns outros colegas. Então ele continuou: - me perdoe aqueles que levantaram as mãos, mas na minha opinião, aquela pessoa que ainda possui os mesmo amigos da infância teve duas opções, ou seus amigos correram juntamente com você, ou você correu juntamente com eles. Ele quis dizer que só podemos ter pessoas em nosso lado que conseguem acompanhar o mesmo ritmo que o nosso. Eu considero isso uma virtude pra mim. Ainda possuo alguns amigos da infância, uns se mudaram, encontraram outros caminhos, outros escolheram tomar diferentes escolhas das minhas, mas mesmo assim, eu sinto lá no fundo que quando eu precisar, ainda terei eles do meu lado. Mas também conquistei grandes amigos. Amigos de prata, ouro, e de diamante. Uns eu amo mais, outros tenho um cuidado maior. Uns eu sei que sempre vão estar juntos de mim, que vão construir família perto da minha, que serei a tia dos filhos deles, que aos domingos vamos nos reunir para falar da vida dos nossos maridos, e de como os nossos filhos estão traquinos. Eles estarão na minha lista de aniversário e eu tenho certeza que cuidaram de mim quando eu precisar. Mas eu sei que outros não estarão tão presentes assim, que nos falaremos por telefone, mandaremos fotos por e-mail, e diremos um para o outro: nossa como você mudou. Eles me perguntaram se estou precisando de alguma coisa e marcaremos encontros uma ou duas vezes no ano. Esses também estarão comigo. E eu com eles. Mas ainda tem outros amigos que raramente vamos nos falar, que a distância e a rotina vai atrapalhar muito. Que os caminhos não vão se cruzar de maneira alguma. Porém mesmo assim eles estarão em mim e eu neles. Sabe por que? Por que eu tento plantar todos os dias amor, carinho, consolo. Tento estar sempre perto, orando, cuidando. Me preocupo com as preocupações deles e mesmo sem estar presente, estarei sempre torcendo por eles.

Tenho certeza de que eu sou o que sou hoje por que tive e ainda tenho amigos de excelência. Amigos que me amam e que com um olhar dizem pra mim que eu sempre poderei contar com eles. Por que tenho amigos que atenderam minhas ligações no meio da noite quando eu estava desesperada e ouviu meus soluços ate que eu adormecesse. Eu tive e ainda tenho amigos que disseram pra mim: Vamos começar uma campanha de oração pelo seu problema que você não sabe como resolver? É com lágrimas nos olhos que agradeço a você meu amigo, que me ama, me cuida, e está sempre torcendo por mim.
Quando aquele grande dia chegar, e você que é meu amigo sabe do que eu estou falando, no momento em que eu subir para fazer o meu discurso, pode ter certeza que seu nome estará lá. E com uma flor eu vou agradecer cada abraço que você me deu, cada carinho, cada lágrima que você chorou comigo, cada vez que você disse: eu estou aqui, conte comigo. Vou te dar um abraço e te dizer: muito obrigada.

Amo, amo muito cada um de vocês. Não posso escrever o seu nome, por que são vários nomes, não sou boa de memória, você sabe, mas eu também sei que você sabe que eu sei quem é você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comenta aqui: